domingo, 19 de dezembro de 2010

Ocupação do complexo do Alemão, no Rio.

O Complexo do Alemão começou a ser ocupado por policiais por volta das 8h da manhã. Um helicóptero que sobrevoa a região faz uma manobra rasante disparando intensa rajada de tiros. A operação aguardava apenas uma ordem do Estado para dar início à invasão, o que ocorreu pouco depois das 7h30min.

A primeira tropa a ingressar na Favela da Grota, uma das 16 que integram o complexo da Zona Norte carioca, foi o Batalhão de Operações Especiais (Bope), da PM fluminense — a famosa Tropa de Elite retratada nos filmes de José Padilha.


Os "caveiras" do Bope ingressaram em vários pontos da Grota, Morro do Alemão e Fazendinha, debaixo de tiros esporádicos disparados pelos bandidos que dominam a região.
 
Por volta das 7h15min, Zero Hora acompanhou uma intensa chuva de tiros que desabou sobre militares da Brigada de Paraquedismo do Exército.
Os tiros foram disparados para impedir que os soldados dessem cobertura a uma companhia do Batalhão de Choque da PM que invadiu uma parte do Morro da Grota, para desalojar traficantes e colocar nas lajes atiradores de elite (snipers)
Os PMs continuam tentando ocupar o lugar. Foi também o batismo de fogo dos 13 policiais federais gaúchos enviados ao Rio. Após passarem a madrugada acordados, eles foram alvo de tiros ao amanhecer.

Ninguém ficou ferido, tranquiliza o delegado Roger Soares Cardoso, do Grupo de Pronta Intervenção da PF no Rio Grande do Sul, que lidera a missão em solo carioca. Os federais fazem cerco dos morros, junto com militares do Exército e Marinha.
O ingresso dentro da favela é realizado por PMs e policiais civis
A operação

Integrantes das Forças Armadas e das Polícias Militar, Civil e Federal somam em torno de 2.600 homens, segundo o site G1. O cerco ao local inclui 800 soldados paraquedistas, a tropa de elite do Exército, 200 fuzileiros navais, que transportam a tropa, 300 agentes da polícia federal e 1.300 policiais militares e civis do Rio.
Repórteres de Zero Hora e Rádio Gaúcha*registraram tiroteio no Complexo do Alemão:*Cid Martins, Rodrigo Müzel e Humberto Trezzi


Vídeo no morro.
 
Gabriela Martins
No. 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário