quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Como as montanhas são afetadas pelo aquecimento global

Vista do glaciar Upsala , Argentina
Glacial Portage no Alaska , EUA

-chuva no deserto do Atacama em 2001. O aquecimento das águas do pacífico permitiu chuver no deserto mais seco do mundo!

- a queda da chaminé Whymper no Matterhorn em 2003. O permafrost derreteu pela primeira vez desde a última era glaciar

- glaciares andinos observados entre 2000 e 2004. Comparações entre as fotos dos dois anos tornaram evidentes as grandes mudanças

- atraso da chegada monção ao Himalaya pela primeira vez em 50 anos em 2005


Como os glaciares são afetados?

Glaciares se formam em lugares onde o acúmulo de neve no inverno é maior do que o derretimento no verão. Seu tamanho, forma e espessura, vão depender da sua altitude e latitude onde estão localizados. Não só os escaladores devem se preocupar com glaciares pois 2/3 da água doce no planeta está armazenado em glaciares.


-Seja por excesso de calor no verão, ou mesmo falta de neve no inverno, milhões de glaciares na terra estão em processo de derretimento durante o último século. Eis alguns exemplos la em cima :

-Como o Permafrost é afetado?
Além do derretimento dos glaciares em geral, o maior afetado pelo aquecimento global nas montanhas, é esta sensível camada chamada permafrost. Em regiões polares ou qualquer tipo de terreno onde a temperatura é negativa na maior parte do ano (como montanhas altas ou de grande latitude), uma camada de gelo foma-se sob a superfície do solo. Esta camada permanece congelada durante o ano todo. Rochas e qualquer tipo de material solto, ficam presos à montanha devido ao permafrost. Se estipula que o permafrost presente em montanhas de hoje em dia está lá desde o começo da última era glaciar (até 30 mil anos atrás).

-Mas afinal, o que está acontecendo?

Fenômenos climáticos atípicos sempre aconteceram durante história humana, mas não com tanta freqüência. Há pessoas que digam que a culpa é do homem, outros dizem que é culpa de um ciclo natural terrestre.
Ninguém ainda conseguiu provar qual das versões é a correta. No entanto, é provado que a terra já passou por mudanças climáticas graves quando já existiam humanos e essa não foi a primeira vez.

Glaciações e aquecimento global: As alterações da cobertura das geleiras no globo
Apesar de ausente no Brasil, o gelo é um agente geológico e geomorfológico muito importante, pois 10% do total da superfície terrestre é recoberta por gelo, ou seja, por volta de 15 milhões de quilômetros quadrados são geleiras no mundo. No passado, o gelo ocupava uma área três vezes maior que a de hoje, isto porque o planeta terra esteve por diversas vezes sob o efeito de glaciações
Existem centenas de teorias sobre as glaciações, mas nenhuma ainda é tida como o paradigma mais certo de sua existência. O que não há dúvidas é a existência de tais períodos. São quatro os argumentos que podem explicar a origem de tal fenômeno.
A última grande glaciação, a de Würm-Wisconsin, ocorreu no final do período Pleistoceno para o início do Quaternário, ou seja, entre 18.000 a 10.000 anos. Neste período, a temperatura da terra foi muito mais fria que a atual. De lá para cá, a temperatura oscilou até 5.000 anos, esteve mais ou menos estável até aproximadamente 1.000 anos atrás, quando ela caiu, havendo na idade média uma pequena idade do gelo.
No mar, é evidenciado um aumento de nível na escala de alguns centímetros, que em se tratando de um oceano, calcula-se uma adição gigantesca de água de degelo. As temperaturas mais elevadas da água ainda contribuem para a formação de furacões e tufões, além de secas em alguns lugares e chuvas em outros, ou seja, numa alteração climática devido às mudanças de intensidade das correntes.
Entretanto, também há quem acredite que o aumento de temperatura é algo inevitável, pois o planeta Terra estaria em um período interglacial, ou seja, um período entre duas glaciações, com temperaturas mais elevadas. Esta teoria tem sustentado a continuidade da emissão de gás carbônico na atmosfera, argumentando uma não necessidade de reduzir a poluição planetária e assim uma não desaceleração das atividades industriais e consumistas que alimentam a economia de países ricos e poderosos, como os Estados Unidos que se negam em assinar o protocolo de Kioto e assim reduzir sua produção de gases poluentes.
Esta ilustração mostra apenas um pouco dos efeitos das mudanças ambientais que estão ocorrendo no mundo. É evidente que o homem tem sua culpa neste fenômeno, pois desde que existe civilização transformamos a natureza para favorecer nossa existência. Porém, estas alterações, que durante séculos favoreceram o homem das adversidades naturais têm agora posto em cheque nossa lutada existência. Enfrentamos um grande dilema que é proteger nossa economia ou proteger nossa natureza, uma escolha que sem ter a certeza das causas pode levar para um econômicos ou ecologismo suicida. A experiência tem mostrado que a primeira opção é a que tem prevalecido.

Jessika Sugahara'

2 comentários:

  1. É assustador mesmo, apesar que neste ano a situação melhorou um pouco, mas vamos ver até quando.

    ResponderExcluir
  2. artigo copiado do original:
    http://altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1280

    favor cite a fonte

    ResponderExcluir