segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Prova Brasil: avaliação tem foco na escola

Prova Brasil: avaliação tem foco na escola



Mesmo morando no Japão vejo que necessitamos da provinha Brasil(5º.ano), prova Brasil (9º. ano) e o ENEN (para o Ensino Médio). Fico pensando qual a importância que tem essas ferramentas para minha escola ou melhor para as escolas brasileiras no Japão? Existe associação de escolas brasileiras e agora até mesmo um departamento de educação no consulado foi criado recentemente. Mas uma pergunta que não quer calar será que eles realmente estão preocupados?


Vez ou outra fazem um concurso de desenho ali outro lá e concreto mesmo nada. Vejo muito amigos retornando ao Brasil e certamente quem termina hoje o Ensino Médio aqui no Japão e volta não tem chances de usar a pontuação do ENEM para entrar em uma Universidade. Então além da distância e dificuldades que nós filhos de brasileiros enfrentamos diariamente para estudar ainda chegamos no Brasil em desvantagem. É Importante cobrar sim nossos direitos como crianças e adolescente. Se vamos embora ou não isso caberá a nossos pais, porém uma vez que “nossos lideres governantes” podem ajudar tenho certeza que é um direito, uma vez que vieram aqui e homologaram as escolas, então que sejam justos também. Abaixo reproduzo a explicação do que é a Prova Brasil e sua importância.


1*A Prova Brasil foi idealizada para produzir informações sobre o ensino oferecido por município e escola, individualmente, com o objetivo de auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar no estabelecimento de metas e implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando à melhoria da qualidade do ensino.


Como avaliação que compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a Prova Brasil é desenvolvida e realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC).


Sua primeira edição ocorreu em novembro de 2005, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação que mobilizaram mais de vinte mil colaboradores para atuarem na execução dos trabalhos.


A Prova Brasil foi realizada em 5.387 municípios de todas as unidades da Federação, avaliando 3.392.880 alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, distribuídos em 125.852 turmas de 40.962 escolas públicas urbanas com mais de 30 alunos matriculados na série avaliada.


Foram aplicadas provas de Língua Portuguesa (com foco em leitura) e Matemática, com questões elaboradas a partir do que está previsto para as séries avaliadas nos currículos de todas as unidades da Federação e, ainda, nas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais.


Além das provas, os alunos responderam a um questionário que coletou informações sobre seu contexto social, econômico e cultural.

1* fonte: http://www.inep.gov.br/basica/saeb/prova_brasil/
Postado Por Felipe Rideky Fujii

Um comentário: